terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 1ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira

Evangelho (Mc 1,21b-28)

Ensinava como quem tem autoridade.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 1,21b-28

Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: "Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus". Jesus o intimou: "Cala-te e sai dele!"
Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: "Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!" E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
VENCENDO O MAL - O povo percebeu que Jesus interpretava a Lei com autoridade, principalmente porque, fora da sinagoga, agia de acordo com suas palavras, enquanto os fariseus e escribas ensinavam, mas se comportavam de maneira diferente do que pregavam. A propósito, em certa ocasião, disse-lhes Jesus: "É bem de vós que fala o profeta Isaías: 'Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim'" (Mt 15,8). É importante que cuidemos para que essas palavras de Jesus não sirvam para nós também. Quantas vezes vamos à Santa Missa, fazemos nossas devoções, mas, depois, na rua, em casa ou no trabalho, tratamos mal as pessoas? Quem valoriza os outros dentro de casa também os tratará bem fora dela. Os mais novos ficam atentos: se veem que somos cristãos somente dentro da igreja, decepcionam-se, e nossas palavras não ecoam mais em seus corações, porque nós, muitas vezes, apresentamo-nos como muito piedosos, mas apenas da boca para fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário