domingo, 10 de março de 2019

Comece a sua semana mais feliz meditando o Santo Evangelho do 1.º Domingo da Quaresma.

Evangelho (Lc 4,1-13)

Jesus, no deserto, era guiado pelo Espírito e foi tentado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 4,1-13

Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. O diabo disse, então, a Jesus: "Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão". Jesus respondeu: "A Escritura diz: 'Não só de pão vive o homem'".
O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo e lhe disse: "Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isso foi entregue a mim e posso dá-lo a quem eu quiser. Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu".
Jesus respondeu: "A Escritura diz: 'Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás'".
Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, e lhe disse: "Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! Porque a Escritura diz: 'Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!' E mais ainda: 'Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra'".
Jesus, porém, respondeu: "A Escritura diz: 'Não tentarás o Senhor teu Deus'". Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.


Reflexão sobre o Evangelho:
A PROVAÇÃO DO FILHO DO HOMEM - "Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias".
Jesus tem duas experiências marcantes no início de sua vida pública: o Batismo e as tentações. Sem dúvida alguma, o Batismo foi a mais forte e a que o sustentou na luta contra as tentações. Como vivo a graça de ser batizado?
Senhor Jesus, que neste Tempo quaresmal eu também seja acompanhado pela força e pela graça do Espírito Santo. Sozinho, no deserto, posso sucumbir às tentações.
Buscarei na vossa Palavra a força para vencer as tentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário