Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,14-17
Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?" Disse-lhes Jesus: "Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.
Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
É HORA DE ALEGRAR-SE! - Por detrás da questão de os discípulos de Jesus fazerem ou não o jejum, estava o fato de os discípulos de João Batista fundamentarem sua fé apenas no cumprimento da Lei e não se abrirem para ajudar os que sofriam, como o Mestre fazia e ensinava. Pode acontecer também conosco que nossa religião se baseie somente no cumprimento dos Dez Mandamentos. Nosso Salvador veio inaugurar o Reino de Deus, no qual o importante é o amor a Deus e, como consequência, aos irmãos. Essa mudança de uma religiosidade voltada para dentro de si faz as pessoas não se importarem com os outros. A abertura ao próximo exige que nos desinstalemos de nosso comodismo e disponhamo-nos a colaborar com os outros em qualquer ambiente, sempre atentos às várias situações que nos pedem o serviço. Essa transformação nos leva também a transformarmo-nos e a crescermos espiritualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário