sexta-feira, 28 de junho de 2019

VIVA SÃO PEDRO!

Quando Jesus conheceu Simão, disse a ele uma frase que mudaria sua vida: Você será pescador de homens. A partir daí, Simão começou seguir Jesus. Num determinado momento, Simão confessou a Jesus: Tu és o Messias, o Filho de Deus. Por isso, Jesus disse que, daquele momento em diante, seu nome seria Pedro, Cefas, Kephas em aramaico, palavra que significa Pedra. Mais tarde o significado disso ficou claro: Pedro foi o primeiro Papa da Igreja, tornou-se a Pedra onde a Igreja encontra sua unidade.

1° semana da Peregrinação de Nossa Senhora dos Aflitos.

Dia 01/07 - Residência do casal Alana e Emanuel - Rua General Clóvis Gomes, 115 - Bairro Santo Amaro - Em frente a Zuca e Haidê.
Dia 02/07 - Residência de Cida Guedes, Rua Marechal Deodoro, 170 - Bairro Centro.
Dia 03/07 - Residência de Geralda do Restaurante, Rua Francisco Solon, 38 - Bairro São José.
Dia 04/07 - Residência de Joyce do Salão (salão Joyce Silva), Rua Henrique Justino, 42 - Bairro Santo Amaro - Vizinho a Rosinha vereadora.
Dia 05/07 - Residência do casal Neidinha e Ítalo, Rua Manoel  Alves de Oliveira - Bairro Novo Jardim ao lado da nova Delegacia.
Dia 06/07 - Residência de Dona Tirina, Rua Pe. João Maria - Bairro Vila do Rio.

terça-feira, 25 de junho de 2019

Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

#minisermao (25/06/19)

Não se iluda com facilidades! Quanto maior o valor, maior a dificuldade. Jesus disse que nós deveríamos entrar pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição. Ele disse mais: "Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à salvação"! Se quisermos entrar pela porta do Céu, teremos que carregar a cruz de cada dia. Se quisermos alcançar um desafio, é preciso o suor, o sangue e as lágrimas, o esforço necessário para chegar lá. As grandes vitórias não são patrimônios dos acomodados. As grandes vitórias são o fruto de gente que trabalha (Mt 7,6.12-14). 
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 12.ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira

Evangelho (Mt 7,6.12-14)

Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo Segundo São Mateus 7,6.12-14

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
A CAUTELA PASTORAL - "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles”. Já nos questionamos como seria tranquila a nossa vida comunitária se todos puséssemos em prática as palavras do Evangelho de hoje? Como cristãos, somos convidados a liderar a mudança dos paradigmas, abrindo espaços e consciências para a realização plena das palavras do Mestre. A bondade anseia por reinar em nosso mundo. Não sejamos nós os primeiros a colocar obstáculos!

sábado, 22 de junho de 2019

Provai e vede quão suave é o Senhor!

#minisermao (22/06/19)

É prudente ser previdente, preparar o dia de amanhã para não se pré-ocupar com aquilo que virá. Quando não nos preparamos, nos pré-ocupamos. O dia ainda não chegou, mas como não estou preparado, estou preocupado e acabo não vivendo no hoje, mas sempre no amanhã. E isso me tira do foco, me coloca fora do eixo. Jesus disse: "Olhem para os pardais, Deus alimenta! Olhe para os lírios, Deus veste"! Por que se preocupar? Ocupe-se! Seja previdente! E então não haverá com que se preocupar (Mt 6,24-34). 
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho do 11.ª Semana do Tempo Comum - Sábado

Evangelho (Mt 6,24-34)

Não vos preocupeis com o dia de amanhã.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 6,24-34

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.
Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?
Quem de nós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?
Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas".

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
CONFIAR NA PROVIDÊNCIA - Uma das realidades que mais afligem nossa alma é, sem dúvida alguma, a das preocupações. Debatemo-nos horas e dias em torno de nossos problemas, chegando, muitas vezes, a perder o sentido da vida. Que tristeza! Precisamos, urgentemente, desenvolver uma profunda confiança na providência de Deus. Já imaginamos o quão leves nos sentiríamos se fôssemos capazes de confiar ativamente em Deus e em sua providência?

segunda-feira, 17 de junho de 2019

O Senhor fez conhecer a salvação!

#minisermao (17/06/19)

Não se deixe vencer em generosidade; e para os maus, responda com coisas boas! Você tem o direito de ser bom. Para as pessoas que têm o coração ancorado em Deus, até uma maldade, uma inveja, gera sentimentos bons. Você pode ser objeto de críticas, responda com elogio! Você pode ser atacado com injustiças, responda com uma justiça! E se olharem com maldade para você, responda com um olhar providente, com um sorriso! Você tem o direito de ser bom (Mt 5,38-42). 
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 11.ª Semana do Tempo Comum - Segunda-feira

Evangelho (Mt 5,38-42)

Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,38-42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!' Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
UM TREMENDO DESAFIO - Tendes ouvido o que foi dito: "Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau". Perdão e generosidade são traços essenciais de um cristão. E quão importantes são esses dois valores no dia a dia de nossa vida, principalmente nos relacionamentos comunitários, em que podemos encontrar a beleza e o desafio das diferenças! A vida comunitária, social, para ser bem vivida, precisa, de uma boa medida de generosidade, misericórdia e perdão.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

A glória do Senhor habitará em nossa terra!

#minisermao (13/06/19)


Cumprir a lei é bom e necessário, mas o amor ultrapassa tudo isso, vai além da obrigação. Jesus, o Mestre do amor, o Profeta de Nazaré, disse, certa ocasião, para os seus amigos, os seus discípulos que "Se a vossa justiça não for maior que a dos mestres da lei e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus". E então Ele disse: "Vocês lembram o que foi dito aos antigos? Não matarás, esse é o mandamento". E Ele disse: "Mas eu... eu digo um pouco mais: quem ficar encolerizado com seu irmão será réu em juízo. Quem chamar seu irmão de patife, idiota, será condenado pelo tribunal. Quem chamar o seu irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno". Parece muito grave, muito sério, mas é isso: o amor sempre ultrapassa (Mt 5,20-26). 
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 10.ª Semana do Tempo Comum - Quinta-feira

Evangelho (Mt 5,20-26)

Hoje a Igreja celebra a memória de S. Antônio de Pádua, Presb. Dr.

Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,20-26

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno.
Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
A RECONCILIAÇÃO NECESSÁRIA - A partir da leitura do Evangelho, podemos nos fazer, com muita sinceridade de coração, alguns questionamentos: qual é o nível do meu relacionamento com o próximo? Já parei para pensar nisso? Sinto-me, de verdade, responsável por meus irmãos? Consigo ver neles a chama divina que se aninha em meu interior? Não tenhamos medo das respostas; tenhamos medo, sim, de não responder!

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Santo é o Senhor nosso Deus!

#minisermao (12/06/19)

A tradição e a vanguarda são amigas. O futuro promissor depende de um passado bem vivido. Não há uma contradição entre a tradição e a inovação. Aqueles que são pessoas do futuro, apenas são inovadores se têm memórias bem firmes no passado, conhecem os erros e os acertos do que passou e, por isso, não repetem um pouco mais do mesmo, mas sabem inovar. Jesus disse: "Vocês pensam que eu vim abolir a lei e os profetas? Não, eu não vim abolir, eu vim dar pleno cumprimento". Jesus, a grande novidade da história, nunca perdeu a memória (Mt 5,17-19). 
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 4.ª-feira da 10.ª Semana Do Tempo Comum

Evangelho (Mt 5,17-19)

Aquele que praticar e ensinar os mandamentos, este será considerado grande.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,17-19

Naquele tempo; disse Jesus aos seus discípulos: "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
UMA OBEDIÊNCIA DIFERENTE - Hoje, Jesus nos ensina como observar verdadeiramente a Lei. Ele vai ao coração, ao essencial; foge das obediências meramente externas, que só demonstram hipocrisia. Ao observarmos as atitudes de alguns de nossos irmãos, sem querermos, é claro, julgar-lhes o coração, percebemos que, com muita facilidade, esvaziam a mensagem do Evangelho e levam muitos a fazerem a mesma coisa. Com atitudes e práticas dessa natureza, não conseguiremos chegar a uma cultura evangélica. Fica uma pergunta: estamos nos esforçando para chegar ao coração do Evangelho?

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Do Senhor vem meu socorro, que fez o céu e fez a terra!

#minisermao (10/06/19)

Maria é a Mãe de Jesus e nós fazemos parte do Corpo Místico de Cristo. Por isso, Maria é nossa Mãe, é a Mãe da Igreja. A Igreja, olhando para Maria, enxerga seu próprio rosto, porque a Igreja também é mãe e, como Maria, gerou Jesus no seu ventre. A Igreja gera cada um de nós no seu ventre místico de mãe, por meio do Batismo. Maria é virgem antes, durante e depois do parto. Ela é íntegra, por isso a Igreja, olhando para Maria, também se reconhece como íntegra, aquela que preserva a fé inteira, sem tirar nenhum pedaço. A Igreja é mãe e Maria é Mãe da Igreja (Jo 19,25-34). 
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 2.ª-feira da 10.ª Semana Do Tempo Comum

Evangelho - Mt 5,1-12a

Bem-aventurados os pobres em espírito.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,1-12a

Naquele tempo:
Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se.
Os discípulos aproximaram-se,
e Jesus começou a ensiná-los:
'Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os aflitos,
porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos,
porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração,
porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz,
porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos
por causa da justiça,
porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem
e perseguirem, e mentindo,
disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai,
porque será grande a vossa recompensa nos céus.
Palavra da Salvação.
Glória a vós Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
No Sermão da Montanha, Jesus chama de bem-aventuradas pessoas de diferentes tipos: os limpos de coração, os pobres em espírito, os misericordiosos, os mansos, os pacíficos, os que têm fome e sede justiça. Olhando para esses "tipos" ou "atitudes", percebemos sinais de sua existência em nosso dia a dia? Não podemos nos esquecer de que são essas as atitudes que nos levam para o alto e que nos tornam verdadeiros seres humanos.

sexta-feira, 7 de junho de 2019

O Senhor pôs o seu trono lá nos céus!

#minisermao (07/06/19)

Não deixe que as correrias do dia a dia lhe roubem o direito de dizer coisas simples como: "eu te amo". O dia, às vezes, nos engole e nos acostumamos com as pessoas que vivem conosco. E passam os meses, passam até mesmo os anos, e acabamos não declarando nosso amor, não dando aquele abraço mais apertado, não reconhecendo que é muito bom viver junto dessa pessoa. E, às vezes, o tempo passa, as pessoas morrem, e nós não dizemos "eu te amo"! Diga isso ainda hoje para aquela pessoa que vive com você (Jo 21,15-19)! 
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Sexta-feira da 7.ª Semana da Páscoa

Evangelho (Jo 21,15-19)

Apascenta os meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 21,15-19

Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?" Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus disse: "Apascenta os meus cordeiros".
E disse de novo a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro disse: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas". Pela terceira vez, perguntou a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo". Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir".
Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: "Segue-me".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO SOBRE O EVANGELHO:
TU ME AMAS? O primado de Pedro é serviço à comunhão, como nos afirma o Vaticano II: "Cristo enviou os apóstolos como ele foi enviado pelo Pai, e quis que os sucessores daqueles, os bispos, fossem os pastores da Igreja até a consumação dos séculos. Mas, para que o mesmo Episcopado fosse um só e indiviso, pôs à frente dos outros apóstolos o bem-aventurado Pedro e instituiu na pessoa dele o princípio e o fundamento, perpétuo e visível, da unidade de fé e comunhão" (LG 18). Façamos, neste dia, uma prece pelo nosso Papa. 

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Reinos da terra cantai ao Senhor.

#minisermao (05/06/19)

Viva a mística da consagração! Reconheça que é sagrado, pois está guardado no coração de Deus! Nós nos consagramos, alguns fazem votos de pobreza, obediência e castidade e vivem uma vida consagrada. Às vezes, são chamados de religiosos, religiosas, mas todos nós, batizados, fomos marcados com o selo sagrado, estamos consagrados, guardados no colo do Pai, no coração de Jesus, na força do Espírito. Somos gente sagrada! Não somos visitas, somos gente de casa! Nosso coração pertence a Deus (Jo 17,11-19).
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 7.ª Semana da Páscoa - Quarta-feira

Evangelho (Jo 17,11b-19)

Para que eles sejam um assim como nós somos um.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo escrito por João 17,11b-19

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: "Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
REZANDO PELOS DISCÍPULOS - Jesus nos consagra na verdade! Essa consagração nos dá acesso à santidade de Deus e à alegria perfeita, plena e transbordante de Jesus glorificado. Por isso, precisamos estar atentos, porque o nosso testemunho da verdade, que é Cristo, centra-se no amor e na unidade, segundo o próprio desejo de Jesus: "Que sejam um, como nós, para que o mundo acredite". A partir desse evangelho, surge para nós um sério questionamento: como estamos vivendo a verdade, o amor e a unidade?

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Reinos da terra, cantai ao Senhor!

#minisermao (03/06/19)


Na hora da angústia, pense nos bens passados e que voltarão! Na hora da fartura, pense na carência que virá! E então, se você viver um momento de alegria, não caia na ilusão de pensar que a tristeza não virá. E se você viver um momento de tristeza, não estacione neste sentimento, porque o sol retornará, a chuva passará, o tempo da dificuldade não é eterno. Acredite que tudo isso são movimentos da vida e que passam, tudo passa, tudo passará. Não estacione em um momento (Jo 16,29-33)! 
Pe. Joãozinho, scj

Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 7.ª Semana da Páscoa - Segunda-feira

Evangelho (Jo 16,29-33)

Tende coragem! Eu venci o mundo!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,29-33

Naquele tempo, os discípulos disseram a Jesus: "Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus". Jesus respondeu: "Credes agora? Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!"
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho:
CUIDADO PARA NÃO CAIR - Se queremos definir o Espírito com uma expressão atual e bíblica, vital e única, diremos: é dom do Cristo Ressuscitado à sua Igreja, que é seu corpo; é o Espírito do próprio Jesus em nós; é o "nós” trinitário e a consciência eclesial; é o amor que Deus difundiu em nossos corações; é a nossa nova dimensão pessoal e comunitária de discípulos de Jesus, cristãos, filhos de Deus e irmãos uns dos outros. Não podemos nos esquecer, estimados irmãos, de que vivemos no tempo do Espírito… Essa é a hora do Espírito!