terça-feira, 30 de junho de 2020
#minisermao (30/06/20)
A tempestade não dura para sempre. Com fé, acredite que tudo passará! Naquele dia, Jesus estava na barca, os discípulos... e houve uma grande tempestade! Jesus dormia, por isso eles ficaram com medo e acordaram o Senhor, dizendo: "Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo"! Toda tempestade provoca em nós um certo receio, um temor e até um medo, às vezes, um pânico, depois um desânimo. A resposta de Jesus para as nossas tempestades continua sendo a mesma: "Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé"? Então, Ele ordenou que o vento cessasse e fez-se uma grande calmaria! Peçamos que o Senhor ordene que termine, também, a tempestade da pandemia (Mt 8,23-27)!
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 13.ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira
Levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,23-27
Naquele tempo, Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.
Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: "Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!" Jesus respondeu: "Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?" Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. Os homens ficaram admirados e diziam: "Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?"
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
HOMENS FRACOS NA FÉ!
Todos nós passamos por grandes tempestades: a morte súbita de um parente, de um grande amigo, de um colega; a perda do emprego; a necessidade de ter de ficar em casa ou no hospital junto a uma pessoa da família, e tantas outras situações inesperadas que modificam o curso de nossas vidas. Vejamos o exemplo de Jesus na hora no momento de uma grande adversidade: o barco estava para afundar, mas Ele continuava tranquilo, dormindo! Assim também devemos ficar nos momentos difíceis. Saber que o Mestre está conosco conforta-nos o coração e ilumina-nos a mente. A tempestade não passa logo, mas nossa inteligência, à luz de Deus, encontra soluções que, antes, nem imaginaríamos. Reflitamos que, quando vêm as dificuldades, não é Deus quem nos está castigando, tampouco permitindo-as por causa de nossos pecados. As dificuldades da vida, sejam elas quais forem, vêm da limitação de nossa existência, da fraqueza da nossa natureza. Orar ao Senhor da Messe é pedir a Ele força para lutarmos.
segunda-feira, 29 de junho de 2020
Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!
Entendei isto, todos vós que esqueceis Deus, para que eu não arrebate a vossa vida, sem que haja mais ninguém para salvar-vos! Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
#minisermao (29/06/20)
Jesus chama aqueles que Ele quer. Escute a vocação que grita dentro de você! É um caminho de felicidade. A escolha é primeiro de Deus, somente depois, a nossa liberdade pode dizer "sim" ou "não" ao chamado de Deus. Mas, discernir esta vocação, é uma tarefa fundamental. Para isso, é necessário buscar os meios de discernimento vocacional, não só a vocação cristã mas também a profissão. Cada escolha da vida é uma vocação, é um chamado. E, quando Deus chama, Ele ama e dá os dons, os talentos necessários para cumprir esta vocação. Responda ao chamado de Deus e você será feliz (Mt 8,18-22)!
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 13.ª Semana do Tempo Comum - Segunda-feira
Segue-me!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,18-22
Naquele tempo, vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: "Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás". Jesus lhe respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça". Um outro dos discípulos disse a Jesus: "Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai". Mas Jesus lhe respondeu: "Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
O DESEJO DE SER DISCÍPULO - Há uma distância entre os propósitos que fazemos e sua realização. Fazer propósitos é fácil, mas o mais importante é realizá-los! Há vários momentos de nossa vida em que prometemos não errar e, daí a pouco, erramos de novo. Se ofendemos alguém, a boa educação nos manda pedir desculpas, e fazemo-lo prontamente, diríamos, mecanicamente; não vem do coração, "é da boca para fora". É por isso que devemos rezar pela manhã, todos os dias, pedindo a Deus que prepare nosso coração, de tal modo que, se ofendermos alguém, nossas desculpas sejam pedidas com profundidade interior, pela graça do Senhor. O Evangelho de hoje nos dá exemplos que Mateus registrou sobre outro tipo de desculpa: aquela para não seguir Jesus, como "Desculpe-me Jesus, agora não tenho tempo para rezar", como se fôssemos nós os autores do tempo, e não Deus! É enganoso pensarmos que orar é sempre irmos para casa, fecharmos o quarto e pôr-nos a elevar o pensamento ao Senhor (!). A oração vem do nosso interior, e isso podemos fazer em quaisquer momento e lugar!
domingo, 28 de junho de 2020
#minisermao (28/06/20)
Pedro e Paulo são as duas grandes colunas da Igreja nascente: a pedra e o vento. Pedro, com sua fé, se tornou uma pedra, um fundamento sólido para a Igreja de Jesus Cristo, o primeiro Papa! E Paulo, com a sua leveza carismática, movido por força do amor, é o vento impetuoso. Se Pedro é a pedra, Paulo é o vento; se Pedro é a segurança, Paulo é o avanço missionário; se Pedro representa a instituição apostólica, Paulo representa o carisma de tantas pessoas, que levam à frente, a mensagem de Jesus. Pedro, discípulo; Paulo, missionário (Mt 16,13-19).
Pe. Joãozinho, scj
Comece a sua semana mais feliz meditando o Santo Evangelho da Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo - Domingo
Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,13-19
Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo".
Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
FÉ E MISSÃO - "Jesus perguntou a seus discípulos: 'No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?'. Responderam: 'Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas'. Disse-lhes Jesus: 'E vós, quem dizeis que eu sou?'. Simão Pedro respondeu: 'Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!'".Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. A vida terrena, sem a doutrina de Jesus, perde o sentido, que é servir os irmãos. É necessário que não desanimemos de lutar contra nós mesmos, sabendo dominar os sentidos e a sensibilidade, deixando-nos guiar pela luz de Deus. Orar – Senhor, por onde iremos senão pelo vosso Caminho? Dai-nos vossa graça, a fim de que permaneçamos no vosso amor.
Em vez de acumularmos riquezas materiais, juntemos boas obras no Céu.
sábado, 27 de junho de 2020
#minisermao (27/06/20)
Onde Jesus passa, gera vida e salvação. Receba esse toque de vida! Escute a Palavra de Deus na certeza que é Jesus quem fala. Receba a Eucaristia na certeza que é o Pão do Céu, que nos alimenta e dá a Vida Eterna. Jesus passou entre nós fazendo o bem e curando a todos! E continua passando em nossas paróquias, quando nos unimos em oração, em nossos sacerdotes, no testemunho de tantas pessoas que dão a vida para que outros vivam plenamente. E Jesus está presente no irmão sofrido, caído, com o qual nós nos solidarizamos, que ajudamos a levantar. Um dia, Jesus nos dirá: "Lembra? Era eu que estava no teu irmão sofrido" (Mt 8,5-17)!
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 12.ª Semana do Tempo Comum - Sábado
Muitos virão do Oriente e do Ocidente,e se sentarão à mesa junto com Abraão, Isaac e Jacó.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,5-17
Naquele tempo, quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: "Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia".
Jesus respondeu: "Vou curá-lo". O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: 'Vai!', e ele vai; e a outro: 'Vem!', e ele vem; e digo a meu escravo: 'Faze isto!', e ele faz".
Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: "Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes".
Então, Jesus disse ao oficial: "Vai! e seja feito como tu creste". E, naquela mesma hora, o empregado ficou curado. Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: "Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
UMA FÉ ADMIRÁVEL - Os judeus não falavam com os gentios. Jesus, porém, deixou que se aproximasse dele um centurião, que obedecia diretamente ao imperador romano, invasor de sua pátria, e que, por esse motivo, era odiado. Nosso Salvador não era preconceituoso, nem fazia distinção estre as pessoas; por isso, durante sua vida pública, acolhia e dirigia-se a pessoas que a Lei não contemplava: prostitutas, samaritanos, publicanos, ladrões etc... Jesus via o coração, e não as aparências. As descobertas que o Senhor fazia durante o contato com tais pessoas eram surpreendentes até para Ele próprio: “Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: "Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel" . É que o Espírito Santo sopra onde quer! (cf. Jo 3,8).
sexta-feira, 26 de junho de 2020
#minisermao (26/06/20)
Peça na certeza de que Deus lhe dará o melhor para você, ainda que não pareça! Naquele dia, um leproso se ajoelhou diante de Jesus e disse: "Senhor, se queres, tens o poder de me purificar". Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero! Fica limpo". Aquele homem deixou o milagre nas mãos de Jesus e ofereceu a sua miséria, unida à sua fé. Nem sempre recebemos as bênçãos que gostaríamos de receber! Algumas não são fáceis de compreender. Podemos pedir dinheiro e esse dinheiro ser a nossa ruína. E, às vezes, Deus pode nos dar a graça de um sofrimento, que pode ser a porta da salvação. O que é melhor para nós? Deixe essa decisão nas mãos de Deus (Mt 8,1-4)
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 12.ª Semana do Tempo Comum - Sexta-feira
Se queres, tu tens o poder de me purificar.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,1-4
Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: "Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar". Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero, fica limpo". No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse: "Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
QUERO FICAR LIMPO!
Um leproso aproximou-se de Jesus e prostrou-se diante dele, dizendo: "Se quiseres podes curar-me" (v. 2). Movido de misericórdia, o Senhor o curou e libertou-o da impureza legal que lhe impunha a Lei, deixando, assim, transparecer que era contra as estruturas criadas pela má interpretação da Lei de Moisés. Neste episódio, ao curar aquele pobre homem, Jesus vai contra a exclusão dos leprosos do convívio da comunidade, permitindo-lhes que se aproximem dele. Sem dúvida, havia o perigo do contágio, mas nem por isso essas pessoas podiam ser tratadas de maneira desumana. A Lei determinava que aquele que se chegasse aos leprosos ficava impuro também. É por isso que Jesus diz àquele homem: "Vê que não o digas a ninguém" (v. 4). Não obstante essa advertência, aquele homem, cheio de alegria, divulga a todos o acontecido. Por causa disso, Jesus não podia entrar publicamente nas cidades; conservava-se fora, nos lugares despovoados, mas de toda parte vinham a Ele os excluídos. E nós, como tratamos nossos doentes? Arranjamos um tempo para levar-lhes o conforto de uma visita? Pode parecer pouco, mas é o que Jesus pede de nós: "Vinde, benditos de meu Pai [...] porque estava enfermo e me visitastes" (Mt 25,36).
quinta-feira, 25 de junho de 2020
#minisermao (25/06/20)
Não se iluda com as preces aos gritos e com os espetáculos religiosos! A fé verdadeira é serena e forte. Jesus advertiu que muitos chegariam dizendo: "Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Que expulsamos demônios? Que fizemos milagres"? E Jesus diz: "Naquele dia, eu responderei: 'Jamais vos conheci! Afastai-vos de mim vós que praticais o mal'"! Portanto, quem ouve a Palavra de Deus e coloca em prática, construiu sua casa sobre a rocha e tem uma prece autêntica. Mas, aquele que constrói sua casa sobre a areia das paixões, pode multiplicar palavras de prece de louvor, que um dia a casa cai (Mt 7,21-29).
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 12.ª Semana do Tempo Comum - Quinta-feira
A casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,21-29
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!" Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
UMA TERRÍVEL FRUSTRAÇÃO - "Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!"(v. 23). O que fazer para não ouvirmos de Jesus estas palavras terríveis quando partirmos para o Pai e formos julgados? Muitos de nós cumprimos todas as obrigações rituais: vamos à Santa Missa todos os domingos, fazemos nossas novenas e rezamos aos nossos santos protetores frequentemente, achando que, por essa razão, somos ótimos católicos. Contudo, é um engano, porque isso nos leva a um comodismo religioso, e acabamos não saindo de nosso egoísmo para salvar as nossas próprias almas. Esquecemo-nos de que somos luz e de que a luz não é para ser oculta debaixo da mesa, mas para iluminar a todos. Tenhamos coragem de assumir um verdadeiro compromisso na comunidade e saiamos de uma religião passiva.
quarta-feira, 24 de junho de 2020
#minisermao (24/06/20)
Ao escolher o nome para seu filho, busque o sentido da palavra! Lembre-se que o nome esconde a identidade. Naquele dia, na casa de Zacarias e Isabel, havia uma polêmica: Isabel estava convencida que o nome do filho deveria ser João, que significa "graça de Deus". Mas os vizinhos, os amigos e os parentes achavam que deveria receber o nome de alguém da família. E, então, Zacarias escreveu numa tabuinha: "João será o seu nome". O nome do precursor de Jesus, João Batista, o primo do Senhor (Lc 1,57-66.80)!
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Natividade de São João Batista - Quarta-feira
Nascimento de João Batista.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,57-66.80
Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém disse: "Não! Ele vai chamar-se João".
Os outros disseram: "Não existe nenhum parente teu com esse nome!" Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: "João é o seu nome". E todos ficaram admirados. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
SOB A PROTEÇÃO DO SENHOR - Hoje, comemora-se a Natividade de São João Batista, precursor de Jesus. Para entendermos um pouco melhor este texto, lembrarmo-nos de que Zacarias duvidou da mensagem do anjo quando este lhe anunciou que sua mulher, Isabel, teria um filho nos ajuda. Zacarias perguntou ao anjo: '"Como terei certeza disso? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada'. O anjo respondeu-lhe: 'Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova. Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo"' (Lc 1,18-20). Nós também, às vezes, exigimos que Deus faça o que nós queremos.
terça-feira, 23 de junho de 2020
#minisermao (23/06/20)
Cada um de nós tem seu anjo interior que nos guarda, rege, governa e ilumina. O Anjo da Guarda nos comunica as palavras, que recebe de Deus, mas é preciso muita atenção para ouvir a voz do Anjo, para sentir a presença dessa criatura celeste, desse amigo que Deus coloca no nosso caminho. Zacarias ouviu a voz do Anjo que anunciou o nascimento de João Batista; ficou em dúvida. Maria ouviu a voz do mesmo Anjo Gabriel e teve fé, e disse: "Faça-se em mim segundo a vontade de Deus"! Responda e corresponda à voz do seu anjo interior (Lc 1,5-17)
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 12.ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira
Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo Segundo São Mateus 7,6.12-14
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram"!
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
A REGRA DE OURO - Todos nós, quando nascemos, recebemos de Deus todos os dons necessários para sermos felizes. São as coisas santas que nós temos de colocar a render, a fim de apresentá-las ao Senhor da messe no dia de nosso juízo. Quando nos omitimos e não usamos nossos dons, ao invés de trazer-nos salvação, eles nos trazem maldições. Mas como fazer com que essas "pérolas" se multipliquem e não sejam lançadas aos cães? Nosso Salvador nos aponta caminhos. Um deles é: "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles" (v. 12). Nós, nesta caminhada para o Pai, não precisamos da ajuda de nossos irmãos para enriquecermos espiritualmente e crescermos como seres humanos, chamados à Vida Eterna? Então, façamos o bem aos nossos semelhantes. Saiamos de nosso egoísmo, que nos leva a pensarmos somente em nós mesmos e a esquecermo-nos dos outros. A felicidade consiste em fazermos os outros felizes! O caminho é termos sensibilidade para com quem está sofrendo e servimo-lo sem esperarmos recompensa.
segunda-feira, 22 de junho de 2020
#minisermao (22/06/20)
O espelho costuma ser um ótimo conselheiro. Pergunte a ele sobre suas qualidades e defeitos. Converse com o seu próprio espelho antes de se tornar um rigoroso conselheiro dos outros! Antes de apontar o dedo para os defeitos dos outros, olhe para suas próprias deficiências! Tenha a capacidade de fazer a sua autocrítica. Como disse o Mestre de Nazaré: "Por que observas o cisco no olho do teu irmão e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho"? Antes de corrigir o outro, procure corrigir a si mesmo (Mt 7,1-5).
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 12.ª Semana do Tempo Comum - Segunda-feira
Tira primeiro a trave do teu próprio olho.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,1-5
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Não julgueis, e não sereis julgados. Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes. Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Ou, como podes dizer a teu irmão: 'Deixa-me tirar o cisco do teu olho', quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
NÃO SEJA JUIZ DO PRÓXIMO - O conselhos que Jesus, Deus e Homem Verdadeiro, dá-nos hoje são, sem dúvida, fruto da vida em comunidade que Ele experimentou durante cerca de trinta anos em Nazaré, onde viveu com seus pais. Certamente, o Senhor observa como somos apressados em fazer julgamentos sobre as pessoas somente pela aparência (!). Entretanto, Ele vai mais além: condena os julgamentos que acolhemos como certos ao ver as limitações e fraquezas de nossos irmãos. O comportamento correto nos levaria a uma aproximação respeitosa com eles, para sentirmos se é, de fato, o momento de uma correção fraterna. Se não for, dentro de nosso coração, desculpemos aquele irmão e rezemos por ele, pois não sabemos o motivo de ter procedido de uma maneira que não nos agradou. Nosso Mestre, em sua infinita sabedoria, afirma-nos que costumamos julgar mal as pessoas porque temos os mesmos defeitos que enxergamos nelas! Por isso, Ele nos diz: "Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? [...] Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão" (vv. 4-5).
domingo, 21 de junho de 2020
#minisermao (21/06/20)
Não tenha vergonha de manifestar a sua fé; seja um cristão de verdade! Lembre-se que Jesus disse: "Todo aquele que se declarar a meu favor diante das pessoas, também eu me declarei em favor dele diante do meu Pai que está nos Céus. Aquele, porém, que me negar diante das pessoas, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos Céus". Reconheça que você é católico, que você é cristão, mesmo que o ambiente não seja favorável! Não precisa esconder a sua fé, as suas convicções! Se precisar rezar uma prece, em público, reze. Seja um cristão de verdade (Mt 10,26-33)!
Pe. Joãozinho, scj
Comece a sua semana mais feliz meditando o Santo Evangelho do 12.º Domingo do Tempo Comum
Não tenhais medo daqueles que matam o corpo.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10,26-33
Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: "Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
A INTREPIDEZ DO DISCÍPULO - "Quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus".
Para dar testemunho de Jesus diante de meus irmãos, não preciso falar nada, mas tomar a cruz de cada dia com perseverança e fidelidade, sem desanimar diante das provações.
"Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena, nunca permitais que eu vos negue diante dos homens, para que também vós nunca me negueis diante de meu Pai que está nos céus". Assim seja! Agir – Em toda parte, darei testemunho do Senhor com minhas ações.
sábado, 20 de junho de 2020
#minisermao (20/06/20)
Valorize as perguntas das crianças; são escolas de sabedoria e janelas para a vida! Naquele dia, Jesus ficou em Jerusalém e estava no Templo, entre os mestres, escutando e fazendo perguntas. E todos que ouviam o menino estavam maravilhados com a inteligência e suas respostas. Até que os pais o encontraram, aflitos... e nós conhecemos a história da perda e do encontro de Jesus no Templo de Jerusalém. Aquele menino, pré-adolescente, era perguntador. Era filho de uma tal Maria de Nazaré, que também teve a ousadia de perguntar para um anjo: "Como acontecerá isso"? Mais do que dar respostas, a melhor pedagogia parte da pergunta. Perguntadores estão na escola da sabedoria (Lc 2,41-51).
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Solenidade do Imaculado Coração da Virgem Maria - Sábado
Sua mãe conservava no coração todas estas coisas.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,41-51
Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: "Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura". Jesus respondeu: "Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?" Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
A FAMÍLIA DO SENHOR - Ontem, adoramos o Coração de Jesus e, hoje, veneramos o de sua Mãe, Maria Santíssima. Quando o anjo lhe anunciou que seria a Mãe do Salvador, seu coração começou a pulsar por seu Filho. Quando, mais tarde Ela e seu castíssimo esposo, São José, perceberam que o Menino Jesus se havia afastado deles, voltaram apressadamente para Jerusalém com o coração nas mãos, caminhando durante um dia inteiro, e foram encontrá-lo no Templo, com os doutores da Lei. Desde jovem, Jesus mostra, com essa presença no Templo, que sua vida seria consagrada a sintonizar-se com o Pai.
sexta-feira, 19 de junho de 2020
#minisermao (19/06/20)
O Coração de Jesus é o colo amoroso de Deus que nos repousa, cura, liberta e salva. Os complicados não entendem porque são autossuficientes, acham que não precisam de colo. Cresceram demais! Além de adultos, ficaram adulterados na fé. Mas quem é criança no Reino de Deus, corre para o braço do Pai. Jesus Cristo é a imagem visível do amor de Deus, que é Pai. Ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar. O Sagrado Coração de Jesus nos revela esse amor imenso e esse colo cheio de ternura! Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso (Mt 11,25-30)!
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus - Sexta-feira
Eu sou manso e humilde de coração.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,25-30
Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
MANSIDÃO E HUMILDADE - Quando Jesus nos diz "Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas" (v. 29), revela-nos todo o amor que tem por nós. E por que Jesus diz "Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos" (v. 25)? Porque os pobres estão mais propensos a receber a mensagem de Deus com simplicidade e humildade, ao passo que os sábios e os entendidos, às vezes, em seu orgulho, desvirtuam a mensagem do Pai e manipulam-na em seu proveito, de modo que não se convertem e ainda bloqueiam a mensagem divina, como faziam os fariseus, que diante da doutrina humana e libertadora de Jesus, riam-se de sua fala, arraigados à sua interpretação fundamentalista.
quinta-feira, 18 de junho de 2020
#minisermao (18/06/20)
O Pai Nosso é uma oração que une o Céu e a Terra, o Pai e o Pão. No Pai Nosso encontramos sete pedidos: três na primeira parte, a parte do Céu! Esse número lembra Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Pedimos que o Nome d'Ele seja santificado, que venha o Reino e que seja feita a sua vontade. Mas, a segunda parte desce para o cotidiano, para o pão de cada dia, e então, temos quatro pedidos, o que lembram o humano, os pontos cardeais: Norte, Sul, Leste, Oeste, o húmus, a Terra! Pedimos pão, alimento pra sobreviver; pedimos perdão pra sobreviver nos relacionamentos. E pedimos também que sejamos protegidos nas tentações, preservados. Mas, pedimos que sejamos libertos do mal! Essa é a oração que une o Céu e a Terra (Mt 6,7-15).
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 11.ª Semana do Tempo Comum - Quinta-feira
Vós deveis rezar assim.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6,7-15
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
A VONTADE DO PAI - Após termos lido e meditado este trecho do Evangelho, poderemos nos perguntar: "Se nosso Pai sabe o que nos é necessário antes que lho peçamos, para que rezar?". Rezar ao nosso Criador é reconhecer nossa dependência e aceitar com humildade que somos criaturas suas, pois foi Ele quem nos fez à sua imagem e semelhança e é Ele quem nos sustenta na existência. Se é assim, é evidente que o Senhor conhece as nossas necessidades e tudo aquilo de que precisamos para realizarmos aqui a missão que Ele nos confiou. Diante dessa verdade tão consoladora, devemos agradecer sem cessar!
quarta-feira, 17 de junho de 2020
#minisermao (17/06/20)
Existem três remédios essenciais que curam todos os males: oração, jejum e caridade. Os três devem ser vividos na dimensão interior, de um modo discreto. Rezar cura nosso relacionamento com Deus. Jejuar cura o nosso relacionamento conosco mesmos, nos reconcilia até com o nosso próprio corpo! E a caridade nos cura dum relacionamento com o outro! E estão, aqui, todos os relacionamentos possíveis do ser humano: com Deus, com o próximo, consigo mesmo, com as coisas! Oração, jejum, caridade (Mt 6,1-6.16-18).
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 11.ª Semana do Tempo Comum - Quarta-feira
E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6,1-6.16-18
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
A PIEDADE DISCRETA - Jesus nos dá uma série de exemplos sobre quem finge ser piedoso, cuja preocupação é parecer que reza bem. Ora, a piedade é uma virtude que se caracteriza pela modéstia. Quem chama atenção quando reza ou exerce qualquer função na comunidade acaba caindo no ridículo e, em vez de edificar as pessoas, escandaliza-as. Quando, porém, a pessoa não faz alarde do dever cumprido e só se preocupa em fazer bem o que tem de fazer, mesmo que ninguém veja, exala qual perfume sua virtude, pois realiza tudo por amor a Deus. O verdadeiro amor é gratuito. Lembremo-nos do amor de nossas mães, que cumprem seu dever de mãe porque amam seus filhos, sem esperar recompensa por isso. O culto ao Senhor não é teatro!
terça-feira, 16 de junho de 2020
#minisermao (16/06/20)
A gratuidade do amor é amar sem esperar retribuição. É amar por amar. Amar como Deus ama e Ele nos amou quando ainda éramos pecadores, quando éramos seus inimigos. Não amou para que o amássemos! E amar como Deus ama é amar de um modo puro, sem troca! Eu amo você porque Deus o ama, e não porque assim você me amará também. Na medida em que transformamos o amor num comércio, ele é reduzido à categoria de paixão. Amor verdadeiro é amor gratuito! É assim que Deus ama e é assim que nós devemos amar também (Mt 5,43-48).
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 11.ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira
Sêde perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,43-48
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Vós ouvistes o que foi dito: 'Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' Eu, porém, vos digo: 'Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!' Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
O AMOR AOS INIMIGOS - Devemos buscar ser perfeitos como o Pai celeste é perfeito. É Jesus quem o diz e dá exemplos belíssimos de seu Pai e nosso, que não faz distinção de pessoas, permitindo nascer o sol e cair a chuva sobre justos e injustos! Somos levados por nosso egoísmo a tratar bem quem nos trata bem e tratar mal quem nos faz mal. Essa cultura está tão arraigada entre nós que há vários ditos que nascem de nosso rancor e que são usados por nós para dirigirmo-nos às pessoas que nos ofenderam: “Não levo desaforo para casa!”; “Quem não se sente, não é de boa gente” etc. Deus age de modo diferente. Ele não só trata a todos por igual, mas vai atrás de quem erra, como na parábola do Filho Pródigo. Por sua consciência, pelos acontecimentos e mesmo pelos amigos que o aconselham, o Senhor procura despertar no pecador o desejo de voltar ao bom caminho. E nós?
segunda-feira, 15 de junho de 2020
#minisermao (15/06/20)
Cuidado com a lógica da revanche e da resposta proporcional ao ataque recebido! A lógica da vingança, que na velha lei se chamava "lei do talião": olho por olho e dente por dente. Isso cria uma espiral de violência ou um círculo vicioso da vingança, que não acaba nunca! É preciso interromper essa lógica perversa e instaurar o círculo virtuoso da paz. Troque o "olho por olho" pelo "olho no olho", e o diábolo da violência será substituído, superado pelo diálogo do amor (Mt 5,38-42)!
Pe. Joãozinho, scj
Comece o seu dia mais feliz meditando o Santo Evangelho da 11.ª Semana do Tempo Comum - Segunda-feira
Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,38-42
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!' Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado".
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.
Reflexão sobre o Evangelho:
A VIOLÊNCIA SUPERADA - Duas lições são aqui apresentadas pelo nosso Salvador. A primeira é sobre a violência. O revide, muitas vezes camuflado como defesa da honra, acaba com a oportunidade de se chegar a bom termo. A verdadeira honra é quebrar o espiral da violência. A calma desarma o agressor. Costuma-se dizer: "Duro com duro não faz bom muro!".Pagar o mal com o bem é nossa obrigação de cristãos. Quando, porém, nada se puder fazer, sigamos a atitude de nosso Salvador quando foi preso: "Um dos guardas presentes deu uma bofetada em Jesus" [...] "Replicou-lhe Jesus: 'Se falei mal, prova-o, mas se falei bem por que me bates?'" (Jo 18,22-23). A outra lição do Evangelho de hoje é o desprendimento. Além de ser uma atitude sensata, inesperada, às vezes, exige de quem o faz desapego das próprias coisas. Quantas brigas em nossas casas porque pegaram algum objeto nosso! Há uma fase na infância em que as crianças são ciosas de seus brinquedos e brigam com os irmãos por causa deles. Infelizmente, há adultos que não amadureceram e continuam crianças em seu egoísmo doentio! Como é difícil dar a quem nos pede e não nos desviarmos daquele que nos vem pedir emprestado!